Aço e a Sustentabilidade
29/05/2023
16:15:00
Resistente e versátil, o aço é uma liga metálica desenvolvida a partir do ferro e o carbono. Atualmente esta se tornou uma das ligas metálicas de maior usabilidade nos setores de energia, construção civil, agricultura e transportes. Obtém grande destaque na
construção civil devido à sua ductibilidade, que facilita a deformação, laminação ou extrusão sem perder suas propriedades, além disso, o aço tem características que o torna um material ecoeficiente, como:
Reciclabilidade
Trata-se de um material, 100% reciclável, sem que haja qualquer perda de qualidade. Atualmente o processo de fabricação do aço acontece por meio da economia circular, que tem como principal objetivo, reduzir o desperdício e o impacto ambiental da produção de consumo de bens e serviços. Neste modelo, os recursos são utilizados de forma eficiente e os resíduos transformados em novos insumos ou retornam ao ciclo natural.
Durabilidade e eficiência
Trata-se de um material resistente e confiável, conferindo alta qualidade aos produtos fabricados por ele. O aço pode além de tudo pode receber tratamentos que aumentam sua vida útil e sua proteção contra a corrosão e intempéries.
Inovação
É um material que estimula a inovação e a criatividade, permitindo novas formas e soluções para os desafios da sociedade. Ele é capaz de acompanhar as tendências tecnológicas e as demandas de consumidores que valorizam a sustentabilidade.
Conforme os dados do último Relatório de Sustentabilidade, divulgado pelo Instituto Brasileiro do Aço, 57% do consumo das siderúrgicas foi suprido por autogeração em 2017.
Esse número representa uma redução considerável no uso do minério de ferro, o que acomete em uma produção mais limpa, contribuindo com menos poluentes na camada de ozônio, além da economia de energia.
A Telha Certa tem consciência da importância em contribuir com este processo e se mantém comprometida, fazendo a separação de todas as sobras e retalhos de forma adequada. Sempre que o armazenamento atinge sua capacidade máxima, uma empresa especializada faz a coleta e cuida do andamento dos processos seguintes.
Mas afinal, como ocorre o processo de reciclagem do aço?
A reciclagem do aço é um processo que contribui para a preservação do meio ambiente, a economia de recursos naturais e a geração de empregos. Ela consiste em transformar a sucata de aço em novos produtos siderúrgicos, usando menos energia e matéria-prima do que a produção a partir do minério de ferro.
O processo de reciclagem do aço envolve as seguintes etapas:
Coleta
Os retalhos de aço são separados através da coleta seletiva por empresas especializadas, que separam o material por tipo e qualidade.
Prensagem
Esta sucata é prensada em fardos para facilitar e otimizar o transporte até as usinas.
Fusão
Já na usina, a sucata é submetida a fornos de alta temperatura (cerca de 1.300 °C) até se fundir e virar um líquido.
Moldagem
O aço líquido pode ser moldado em diferentes formatos, como tarugos, placas, chapas, perfis e barras de aço. Estes formatos podem ser usados na fabricação de novos produtos ou na fundição direta de peças específicas.
Acabamento
O produto final de aço passa por processos de limpeza, corte, polimento e até mesmo pintura em casos específicos, voltando ao mercado para ser comercializado.
Este processo só gera benefícios ao Meio Ambiente, além de reduzir o desperdício e prolongar o ciclo de vida dos materiais, este processo evita a extração de mais minério de ferro na natureza, poupando recursos não renováveis e diminuindo os impactos ambientais da mineração, além é claro da economia em energia elétrica que diminui a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.
Pesquisar
Categorias
Mais Vistos